(54) 3461-5116 contato@institutonedirmarchioro.com.br

Livro
Coaching e Desenvolvimento de pessoas

Coaching e Desenvolvimento de pessoas

Benefício do Coaching no desenvolvimento de líderes de Alta performance.

Vivemos em uma época em crise de líderes, que está espalhada por praticamente todas as áreas, seja no ambiente corporativo, político, na sociedade de modo geral existe distorções na definição de liderança com chefia.

O Mundo precisa se desenvolver de forma rápida e eficaz nessa questão, LIDERANÇA, porém não é simples assim, nada se resolve em um passe de mágica, é necessária da mudança de cultura, de postura por parte da sociedade de um modo geral.

As empresas que não entenderem isso correm um forte risco de deixarem de existir. Os políticos precisam urgentemente repensar o modelo de governar os municípios, estados e país. É necessário se reinventar e pensar e agir como grandes líderes de alta performance.

O que é alta performance: discernimento e consciência, sinônimo de ser e não de fazer, nem de ter. ser melhor muda muda suas ações, que geram resultados diferentes.

Des da Grécia antiga a profissão coach existe, termo esse muito recente no Brasil. Sócrates é considerado um dos primeiros e maiores coaches do mundo e andava pelas ruas de Atenas fazendo perguntas para a população anteniense. Sempre que alguém fazia uma pergunta a ele, respondia com outra pergunta. O filosofo nasceu aproximadamente no ano 470 a.C já nessa época se aplicava o coaching.

Estamos falando de aproximadamente dois mil e quinhentos anos que existe a profissão coach, agora desenvolvida com mais credibilidade na área de desenvolvimento humano e, por consequência, forma uma nova geração de profissionais antes chefes, ou gestores e líderes.

O coaching é considerado a metodologia que mais cresce no mundo, crescimento este de forma geométrica em todos os âmbitos, seja na vida particular, profissional, organizacional ou de equipes. Essa metodologia ajuda os líderes a colocarem todo o potencial em forma de energia, levando o liderados a uma reflexão e ação para o atingimento das metas estabelecidas.

Quando falamos de alta performance, significa explorar todo o potencial de cada indivíduo, por meio de teste e ferramentas que o coaching oferece.

Qual é a grande diferença entre o gestor ou chefe tradicional para um coach líder?

A principal diferença entre as parte é a forma que cada um percebe o ser humano, o chefe e o gestor percebe seu funcionário como um recurso que faz tarefas para atingir um objetivo definido pelo empresário ou governante.

Com essa tradicional metodologia e ultrapassada ainda muito praticada em muitas empresas de um modo geral, os resultados também acontecem, porem com um custo muito mais elevado, o velho e tradicional modelo, manda quem pode e obedece quem tem juízo.

As empresas que estão investindo em profissionalização dos seus líderes estão colhendo grandes resultados com menos esforços e menos custos.

Na minha trajetória profissional e com trinta anos de experiência entre chefe, gestor e até que enfim Coach líder.

Sim, passei por todas essas etapas, trabalhando em uma grande empresa na área de supervisão, e coordenação de grandes equipes, sempre com os propósitos muitos claros e de grande relevância, aprendi dês do meu primeiro curso de formação de líderes o que é importante para ter uma equipe de trabalho unida e fortalecida em busca de resultados.

Sempre trabalhei da melhor forma e com as ferramentas que tinha disponível na minha bagagem como líder, os dias eram longos e estressantes, tudo se resumia em uma frase temos problemas, normalmente o foco era os problemas.

Uníamos forças e muito trabalho para solucionar os problemas, esses sempre presentes em nossas vidas dês das primeiras horas da manhã até o final do dia. Nós nos acostumamos com esse ciclo vicioso e tudo passa fazer parte da nossa vida, tudo é visto e encarrado como problemas.

Nunca é tarde para mudar, ao entrar em contato com o primeiro profissional coach e com uma metodologia diferente de tudo o que já tinha visto em todas as minhas formações até o momento presente.

Com uma metodologia de perguntas, e não de respostas. Como assim contrataram um profissional para fazer perguntas? Pensei que iam contatar alguém que falasse o que precisaríamos fazer e não fica fazendo perguntas. Essa foi a primeira indagação quando convidado para participar de um processo de coach.

As perguntas bem elaboradas pelo profissional coach nos leva a uma reflexão nunca percebida antes, sim isso é muito profundo, pois não fomos educados para fazer perguntas e sim buscar as respostas. Quando você é colocado em situação não habitual gera um grande desconforto. Não gostamos da ideia de ser interrogados e provocados, isso gera reflexão e auto responsabilidade, isso é a buscar das resposta que estão dentro de cada um de nós.

Uma outra questão que considero de grande relevância no mundo da liderança é o não julgamento, o não julgamento é algo muito difícil, não julgar, sim é difícil pois crescemos e nos desenvolvendo sendo julgados por tudo e todos e julgando tudo e todos.